A ação ocorreu no sábado (30), na Praça Pedro Velho (Praça Cívica)
Natal, RN – Neste sábado (30/09), centenas de cidadãos estiveram presentes na Praça Pedro Velho, também conhecida como Praça Cívica, em Natal, para tirar suas dúvidas sobre atos notariais e jurídicos. O evento inédito promovido pelo Colégio Notarial do Brasil – Seccional Rio Grande do Norte (CNB/RN) e o Colégio Notarial do Brasil – Conselho Federal (CNB/CF), teve início às 8h e uniu vários Tabelionatos de Notas na capital potiguar.
A iniciativa contou com a parceria da Corregedoria Geral de Justiça do RN e da OAB/RN. O presidente do CNB/RN, tabelião Sérgio Procópio, celebrou o sucesso da ação. “O evento foi um sucesso total, superou as nossas expectativas”, comemorou. “Essa ação irá acontecer em vários municípios do RN. Começou por Natal, Parnamirim e Timbaúba dos Batistas, mas vai para vários municípios do RN”, disse.
No total foram realizados 160 atendimentos. Os assessoramentos prestados incluíam atos sobre regularização imobiliária, união estáveis, compra e venda de propriedades, doações, inventários, divórcios, testamentos, entre vários outros procedimentos. Na ação também foi disponibilizado gratuitamente o certificado digital notarizado, ferramenta tecnológica que garante a autenticidade e integridade de documentos digitais, tornando-os válidos legalmente.
O presidente da Comissão de Família e Sucessões da OAB/RN, Daniel Lacerda, destacou a relevância da realização do evento com a parceria de advogados e parabenizou a iniciativa. “E nada melhor do que associar os serviços dos cartórios à advocacia, porque para a realização de alguns desses atos do cartório é necessário a presença obrigatória do advogado. Parabéns ao Colégio Notarial do Brasil pela iniciativa do evento”, comentou.
O corregedor-geral da Justiça do Estado, desembargador Gilson, prestigiou a ação e enfatizou a importância da iniciativa. “A importância do TJRN estar junto em uma ação como a Jornada é muito grande, assim também como a Corregedoria, pois é o setor do Tribunal que tem mais vínculo com o sistema notarial.”, disse. “É a Justiça descentralizando, se aproximando mais do povo e dando a quem mais precisa dela uma presença e assistência possível. Estamos felizes pois é um comprometimento de todos os servidores e magistrados, e da própria comunidade. É assim que se faz uma Justiça mais próxima, aquela que é ideal.”, concluiu.
Durante a ocasião, também foi realizada uma homenagem à desembargadora do TJRN Zeneide Bezerra pelos relevantes serviços prestados ao Estado. “Esse é um evento que realmente atende aquilo que a Constituição Federal diz da dignidade da pessoa humana. Então nós vemos os notários aqui preocupados em levar a documentação para as pessoas mais humildes, aquelas que precisam realmente de nós. Eu só tenho a parabenizar os notários.”, afirmou a magistrada.
Cartórios envolvidos com a ação
A 1ª Edição da Jornada Notarial da Família conta com a participação dos seguintes cartórios de notas do RN: Cartórios participantes: Natal (1º Ofício de Notas; 2º Ofício de Notas; 3º Ofício de Notas; 4º Ofício de Notas; 5º Ofício de Notas); São Gonçalo do Amarante (1º Ofício de Notas); Cruzeta (Cartório Único de Cruzeta); Pedra Preta (Cartório Único de Pedra Petra); São Bento do Trairi (Cartório Único de São Bento do Trairi); Parnamirim (1º Ofício de Notas de Parnamirim; 2º Cartório de Parnamirim); Mossoró (2º Ofício de Notas; 4º Ofício de Notas); Timbaúba dos Batistas (Cartório Único); Caiçara do Rio do Vento (Cartório Único), Ceará Mirim (1º Cartório) e Cartório Único de Ruy Barbosa (apoio).
Confira mais registro do evento:
Fonte: Assessoria de Comunicação do CNB/RN.